Cultural



A obra mais importante realizada por Adhemar de Barros no setor cultural foi sem dúvida o grande esforço na área de educação no entendimento de que para desenvolver-se culturalmente dentro da modernidade um povo necessita de um mínimo de escolaridade. No módulo de educação se pode constatar que, somente no triênio 1938-1940, sendo interventor do Estado, construiu mais prédios escolares que nos 15 anos de 1920 a 1935. Paralelamente, o setor de educação superior também mereceu cuidados especiais. Revolucionou o ensino médico no país ao criar o Hospital das Clínicas e anexá-lo a Universidade de São Paulo.

Revolucionou igualmente o setor de engenharia ao chamar os engenheiros da Escola Politécnica para responderem ao desafio do planejamento e construção das estradas de rodagem e, principalmente, ao dar-lhes a responsabilidade para planejar e executar o aproveitamento do potencial hidroenergético do Estado. A tecnologia desenvolvida no setor de engenharia civil, a partir desse núcleo, passou a ser referência não só continental como mundial.

Foi Adhemar de Barros quem em 1948 acelerou a implantação da Cidade Universitária na USP, deixando claro entender que iniciava uma obra que seria trabalho para várias gerações.

Cuidou também de colocar bibliotecas públicas à disposição de grande parte da população. No período em que foi interventor construiu 37 bibliotecas, entre elas a Biblioteca Municipal da Cidade de São Paulo, instituição que ele mesmo, na década de 1950 reformaria e rebatizaria como Biblioteca Mário de Andrade. O número dessas bibliotecas, de 206 em 1946, era 307 em 1948, entre elas a Biblioteca Infantil Modelo e as Bibliotecas Pedagógicas. Como governador eleito organizou o Arquivo do Estado e mais tarde, como prefeito eleito da capital, organizou também o Arquivo Municipal, que funcionou por muitos anos na Avenida Consolação.

Além de reformar o Museu Paulista (Museu do Ipiranga, da USP) construiu 16 novos museus no interior e incentivou a construção de muitos outros. Também reorganizou a Pinacoteca do Estado e lançou novas bases para o Salão Paulista de Belas Artes. Outra característica de suas gestões foi a valorização do negro além disso foi grande incentivador das manifestações da cultura popular bem como das comemorações cívicas em homenagem às datas e personagens importantes da nossa história.