segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Política de Segurança Pública

Entre 1938 e 1939, promoveu a reforma da Penitenciária do Estado, que passou a ser considerada uma das melhores do mundo e estava incluída no roteiro turístico da cidade.

Em 1947, priorizou a descentralização da atividade policial com a criação das Delegacias Circunscricionais, na capital, a instalação de distritos policiais nos bairros industriais e a construção de novas delegacias no interior.

Para enfrentar o aumento da criminalidade e os surtos grevistas, reestruturou o aparelho policial, ordenou estudos para a criação da Polícia Feminina do Estado e para a reestruturação da Força Pública. Enfatizou planos de Descentralização Penitenciária e obras na Casa de Detenção, no Presídio Tiradentes e no Presídio da Rua do Hipódromo. É desse período a criação da Escola de Polícia e do Policiamento Móvel Motorizado, com as Radiopatrulhas e o Agrupamento para Policiamento Geral e Urbano. Também dotou de novos meios de transporte as unidades policiais.

No período de 1947 a 1952, as atividades básicas no setor de segurança estavam relacionadas ao problema dos menores na capital e a processos de desapropriação e aquisição de terrenos e imóveis. Na questão dos menores, atacou o problema promovendo a reeducação e criando instituições corretoras. Instituiu os cursos de Assistência psicopedagógica para delinqüentes.

Quando Prefeito da capital, entre 1957 e 61, preocupado com as questões de Segurança procurava auxiliar o Estado no esforço de melhorar o desempenho do setor. Em julho de 1960, por exemplo, assinou Decreto declarando de utilidade pública terrenos localizados nas Ruas Camilo e Vespasiano, no bairro da Lapa, destinados à construção da Delegacia Circunscricional do 14º subdistrito, hoje a 7ª DP. Ainda como Prefeito, determinou, por meio de projeto de lei, a criação do Departamento Municipal de Trânsito e da Polícia Municipal.

No terceiro mandato, a ênfase de sua administração esteve nos Planos de Descentralização Penitenciária. Também promoveu obras na Casa de Detenção e no Presídio da Rua do Hipódromo. É desse mesmo período a criação da Escola de Polícia e do Policiamento Móvel Motorizado na capital. Também dotou de novos meios de transporte as unidades policiais. Governador, propiciou a Reforma da Secretaria da Justiça do Estado e criou o Departamento Jurídico do Estado. Criou também Postos de Identificação na capital e no interior e concluiu as obras de reforma da Penitenciária do Estado. Nesse mesmo ano, propiciou a transformação nas penitenciárias, nos trabalhos dos internos que deixam de ser meramente artesanais para entrar no ciclo industrial.