segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Administração Pública

Nos primeiros anos como administrador do Estado, promoveu ampla reforma administrativa, no entendimento de que para governar com eficiência deveria contar com uma retaguarda bem organizada. Esse empenho esteve presente como prioridade nas gestões subseqüentes. Além dos departamentos especializados, alguns dos quais posteriormente foram transformados em Secretarias, nos doze anos em que Adhemar governou São Paulo foram criadas sete Secretarias de Estado: Secretaria da Saúde; Secretaria da Educação; Secretaria da Agricultura, Indústria e Comércio; Secretaria do Interior; Secretaria de Economia e Planejamento; Secretaria de Negócios Metropolitanos; Secretaria de Esporte e Turismo.

Na reforma administrativa para conseguir realizar seus planos, descentralizou o serviço público. Nesse aspecto, outro ponto forte de sua administração foi propiciar, durante sua gestão de 1963/66, a divisão do Estado em Regiões Administrativas.

Outro ponto forte foi com relação ao trabalhador dos serviços públicos. A reforma administrativa contemplou ampla reforma no sistema de cargos e salários, introduziu concurso onde não havia, e propiciou amplos programas de capacitação do funcionalismo. Paralelamente, reorganizou o Instituto de Previdência, reformou o Hospital do Servidor Estadual, construiu boa parte do Hospital Municipal, além de realizar programas de construção de moradias.